O que é coerência textual e como fazer

Uma das qualidades mais desejáveis num texto no vestibular é a coerência. Na produção de sua redação no Enem, Concurso ou Vestibular você precisa organizar bem suas ideias e é disso que trataremos neste artigo.

COERÊNCIA



Um pouco de teoria

No texto seguinte, uma redação escolar, há uma falha notável em sua narrativa. De que se trata essa falha?
Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas para o ar. O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim, salvou-lhe a vida.

Coerência deve ser entendida como unidade de texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada desconexo. No texto coerente não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais.
Podemos encontrar três níveis em que a coerência deve ser observada:

COERÊNCIA NARRATIVA

As quatro fases da narrativa (manipulação, competência, performance e sanção) se pressupõem, isto é, a posterior depende da anterior. Assim, por exemplo, um sujeito só pode fazer alguma coisa (performance) se souber ou puder fazê-la (competência).
Outros casos de incoerência narrativa não podem ocorrer. Por exemplo:
1 – quando uma personagem adquire um objeto de outro, é claro que este deixou de possuí-lo;
2 – as ações atribuídas a uma personagem devem ser compatíveis com suas características psicológicas.

COERÊNCIA FIGURATIVA

Consideremos duas definições:

Tema – palavras ou expressões que não correspondem a algo existente no mundo natural. Por exemplo: humanidade, idealizar, privação, feliz, necessidade etc.

Figura - palavras ou expressões  que correspondem a algo existente no mundo natural. Por exemplo: água, comer, beber, feno, límpidas etc.

Assim, a coerência figurativa consiste em atribuir a temas figuras compatíveis. Suponhamos que se deseje figurativizar o tema “despreocupação”. De que figuras se precisaria ? Naturalmente, “pessoas deitadas à beira de uma piscina”, “drinques gelados”, “passeios pelos shoppings” etc. Não seria estranha na figuratização desse tema a utilização de figuras como “pessoas indo apressadas para o trabalho”, “fábricas funcionando a pleno vapor” etc.?

COERÊNCIA ARGUMENTATIVA

Num esquema de argumentação, joga-se com certos pressupostos ou certos dados, e deles se fazem inferências ou se tiram conclusões que estejam verdadeiramente implicadas nos elementos lançados como base do raciocínio que se quer montar. Se os pressupostos ou dados de base não permitem tirar as conclusões que foram tiradas, comete-o se a incoerência de nível argumentativo.

Um comentário :