Redação anulada – Veja estes erros

Exemplo de redação (anulada)

Enem imagem oficial do Exame Nacional do Ensino Médio Faculdade Federal

Agricultura: progresso ou regreção?

A agricultura é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento do Brasil. Mesmo inconcientemente, grande parte da população contribui para isso, já que a qualidade de vida, adiquirida através do uso de produtos naturais, é um dos assuntos mais questionados atualmente, podendo até ser considerada um "status"para quem a tem, ou quer ter.
Tal cultura é responsável por 42% das exportações e 37% dos empregos, representando um terço do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Porém os métodos agrícolas mudaram muito ao longo do tempo. Para produzir mais e perder menos produtos, são usados agrotóxicos que, além de prejudicar o produto, podem ser prejudiciais à terra, tornando-a, aos poucos, infértil. Além disso, são feitos vegetais transgênicos, vegetais geneticamente modificados para serem mais resistentes.
O Brasil é um dos países mais privilegiados nesse aspecto por seu clima, solo, disponibilidade água, biodiversidade.
Por obter uma boa renda, os agricultores acabam se despreocupando com questões importantes como o uso excessivo dos recursos naturais, a contaminação da água e do solo, a distribuição de biomas. A agricultura também causa impactos sociais, em forma de desemprego, já que a mão-de-obra braçal foi substituída por máquinas, os trabalhadores do campo vão procurar empregos nas cidades, causando êxodo rural e, quando chegam nas cidades, se deparam com o desemprego, a miséria e a desigualdade social.
A solução para estes problemas não é simples, pois isso envolve a mudança de culturas e costumes e, considerando os lucros elevados que esses agricultores têm, seria impossível apenas extinguir esse tipo de cultura.
De que adianta ser um país considerado no exterior, se o que o faz progredir externamente é o que o faz regredir internamente?

Análise da redação

FUGA FATAL: esta redação foi anulada pela banca de avaliadores. Não foram, no entanto, os vários equívocos em relação à norma culta que motivaram a decisão. 0 problema mais grave foi a fuga do tema.Apesar de apresentar um olhar crítico para os problemas sociais brasileiros, o candidato não trabalhou com a "agricultura" dentro do recorte temático proposto.pela prova e optou por analisar a situação a partir de um estranho relacionamento entre agrotóxicos, transgênicos e êxodo rural. Seriam, de fato, bons elementos para uma tese, mas para outro enunciado.

LUGAR-COMUM: observe o parágrafo: "0 Brasil é um dos países mais privilegiados nesse aspecto por seu clima, solo, disponibilidade água, biodiversidade".
Nota-se, nesse trecho curto - de ideias não desenvolvidas - o uso claro do lugar-comum. Falar dos já conhecidos privilégios climáticos do Brasil sem ser específico e sem usar os conceitos para tecer uma argumentação demonstra falta de conhecimento sobre o tema. Não custa repetir: é sempre melhor evitar escrever a respeito do que não se sabe muito bem, ou a respeito de elementos que, apresentados apenas superficialmente, não contribuem para fortalecer o ponto de vista defendido.

NORMA CULTA: confira a grafia correta dos termos errados no texto:
• regressão
•inconscientemente
•adquirida

Nenhum comentário :

Postar um comentário